sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Um prefácio de "Os Lusíadas" - Por Adriana Ferreira

*Por Adriana Ferreira
Só agora o Mundo viu verdadeiramente de que é feito o povo português?! Os Descobrimentos lançaram Portugal nas bocas do mundo! Sim, é verdade, mas e tudo o que aconteceu antes deste grande feito? E tudo o que Portugal teve que passar antes, todas as batalhas e guerras? É isso que me proponho a fazer! Cantar o peito ilustre Lusitano! Cantar a nação, a força, a coragem, a história de Portugal e dos portugueses.
Não vejo por que razões puderam Ulisses e Eneias ver a sua vida escrita e imortalizada nas páginas de grandes obras da Antiguidade Clássica e os portugueses não terem esse mesmo direito! Esses que foram em busca do desconhecido, sem saberem o que os esperava do outro lado. Partiram por mares nunca dantes navegados, enfrentaram perigos e guerras, sem desistir… Até os deuses dominaram!
Estamos no séc. XVI e só agora o Mundo ouviu falar verdadeiramente do povo português! Uma vez que ninguém antes de mim o fez, eu, Luís Vaz de Camões, tentarei (juro que sim!) cantar os portugueses num poema. Cantarei os antigos reis, as antigas histórias portuguesas… Cantarei aqueles que, com o talento vencem o esquecimento… Cantarei os portugueses e os seus feitos num grandioso poema, para que para sempre (assim como a história de Ulisses e Eneias) essa possa continuar viva!
Porque os portugueses o merecem, porque o mundo o merece…assim me proponho a escrever a epopeia de Portugal.
*Aluna do AGPSousa

Sem comentários:

Enviar um comentário